Resumo

Com os constantes desafios tecnológicos de informática na educação, mais urgentes tem sido a necessidade do ser humano de desenvolver sua capacidade de adaptação no processo de aprendizagem. Diante disto, as universidades estão sendo levadas a rever seus modelos de gestão, renovar conceitos, práticas e agregar novas técnicas à Teoria das Organizações. Uma dessas tecnologias inovadoras que vem remodelando as técnicas de aprendizagem é o ambiente Moodle. O ambiente Moodle é uma ferramenta de apoio ao processo didático e de aprendizagem que merece atenção especial dos profissionais da educação. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) é um software livre que permite praticidade e interatividade no processo de aprendizagem e de marketing de relacionamento entre seus atores. O criador deste programa computacional foi o educador e cientista Australiano Marting Dougiamas, em 2001. Desde então, várias universidades vem adotando essa ferramenta para a interação on-line de educandos e educadores. Alicerçada na idéia construtivista a referida ferramenta possibilita a inserção do educando full time com o educador. Além disso, o referido ambiente virtual serve de parâmetro para uma nova forma de relacionamento entre os seus atores, isto é, educadores e educandos, qual seja a do marketing de relacionamento. Objetiva-se desta formar identificar as ferramentas de marketing de relacionamento e grau de interação e aprendizagem dos educadores/educandos dos cursos de administração presencial e a distância da UFSC, através da utilização do ambiente virtual Moodle. O método de investigação é o estudo de caso, haja vista que será analisado o curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, em suas modalidades: presencial e a distancia. O foco será identificar a satisfação dos usuários do ambiente Moodle em relação à aprendizagem e ao marketing de relacionamento dos atores envolvidos. Analisar-se-ão as seguintes ferramentas eletrônicas: E-mail, Chat, Newslleter, Site da web, fórum de discussão on-line e os grupos de discussão por e-mail. A técnica será da pesquisa descritiva e a população os docentes e discentes dos cursos de administração da UFSC, pela modalidade presencial e modalidade à distância, através de uma amostra probabilística. Os tipos de dados coletados serão de fontes primárias e de fontes secundárias. Os dados primários obtidos através de um questionário estruturado tipo Escala Likert e os dados secundários coletados nas coordenadorias das referidas modalidades de aprendizagem do Curso de Administração da UFSC. Espera-se que estes resultados possam ser publicados em artigos de revistas especializadas nacional e internacional, bem como subsidiar ações futuras dos coordenadores destes cursos.

Palavras-Chave: Marketing de relacionamento: Curso Presencial e à Distância de Administração. Ambiente Moodle.

Docentes: Rudimar Antunes da Rocha e Allan Augusto Platt.

Discentes: Tiago Mertins Ribeiro – Bolsista PIBIC (CAD/CSE-UFSC).

Última atualização ( Seg, 29 de Novembro de 2010 21:47 )