Resumo: o presente estudo tem o objetivo de averiguar e descrever as ações estratégicas de marketing de relacionamento, sob a ótica das tipologias dos 10 Os apregoado por McKENNA (1992) e dos 11 Cs defendido por GORDON (1998). As instituições de ensino superior serão consideradas, apenas aquelas que possuem no mínimo 10.000 alunos regularmente matriculados e no mínimo 10 cursos de graduação. Os dados secundários predominarão no estudo e será aplicado um questionário on-line ao pró-reitor de graduação e/ou assessor de imprensa da instituição estudada. O período de análise será o ano de 2010. Pretende-se desta forma ter uma radiografia das principais ferramentas estratégicas de marketing de relacionamento, dentro do que apregoam os supramencionados estudiosos do tema.

Palavras-Chave: Marketing de Relacionamento; Ferramentas de Marketing em Instituições de Ensino Superior Catarinenses; Estratégias de Marketing.

Docentes: Rudimar Antunes da Rocha e Allan Augusto Platt.

Discentes: Tiago Mertins Ribeiro – Bolsista PIBIC (CAD/CSE-UFSC).